Início > Vitamina E: quais os benefícios?

Vitamina E: quais os benefícios?

Presente especialmente em folhas verde-escuras e oleaginosas, a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel essencial para o funcionamento do organismo devido à sua ação antioxidante e às suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar o sistema imune, a pele, o cabelo e impede o envelhecimento precoce das células do corpo.

Essa ação protetiva previne o surgimento de rugas no rosto, reduz o risco de desenvolver doenças como câncer, Alzheimer e ajuda na modulação da aterosclerose — em outras palavras, o nutriente pode evitar problemas cardiovasculares, como o infarto. 

Esse tipo de vitamina é absorvida no organismo como se fosse uma gordura, sendo armazenada no fígado e no tecido adiposo para ser utilizado pelo organismo quando há necessidade. 

A vitamina E pode ser obtida através da alimentação, sendo encontrada principalmente dos óleos vegetais e nos frutos secos. É possível obter em forma de suplementos nutricionais nas farmácias, devendo ser consumida sob orientação do médico ou do nutricionista. 

 

O que causa a falta de vitamina E? 


A baixa absorção ou falta da vitamina E no organismo não é comum e pode ser provocada por algum distúrbio que impeça a boa absorção de gorduras. 

A maior consequência da falta do nutriente é o envelhecimento precoce de todas as células do corpo. E isso pode provocar: 

  • Doenças neuromusculares (como Síndrome de Guillain-Barré, distrofias musculares, fraqueza); 
  • Problemas neurológicos; 
  • Anemia;
  • Retinopatia (lesões não inflamatórias na retina);
  • Diminuição da resposta imune do organismo; 
  • Queda de cabelo. 

A deficiência de vitamina E ainda pode influenciar no desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, problemas nos sistema cardiovascular e até Alzheimer. 


Benefícios da vitamina E

 

Claro que um dos benefícios da vitamina E é proteger o organismo por meio da ação antioxidante. Entretanto, esse componente pode trazer outros pontos positivos, são eles: 

  1. Melhorar o sistema imunológico

O consumo adequado de vitamina E — principalmente em pessoas mais velhas — ajuda a melhorar o sistema imunológico, já que os radicais livres podem prejudicar a resposta normal do organismo aos agentes patogênicos. 

Além disso, alguns estudos indicam que a suplementação com vitamina E aumenta a resistência a infecções, inclusive pelo vírus influenza. 

 

  1. Melhora a saúde da pele e do cabelo

A vitamina E promove a integridade da pele e mantém as paredes celulares, aumentando a sua firmeza, podendo assim, prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, melhorar a cicatrização e algumas condições de pele. 

Além disso, essa vitamina promove a saúde do cabelo, já que cuida da integridade das fibras e melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que cresça saudável e com brilho.

 

  1. Prevenir doenças neurológicas

A deficiência desta vitamina está relacionada com alterações no sistema nervoso central. Por isso, alguns estudos procuram incluir os suplementos dessa vitamina para prevenir e/ou tratar doenças e condições como Parkinson, Alzheimer ou Síndrome de Down. 

 

  1. Prevenir doenças cardiovasculares

 O consumo de vitamina E pode diminuir a morbidade e mortalidade causada por doenças cardiovasculares. De acordo com alguns estudos, a ingestão de antioxidantes como a vitamina E pode diminuir o estresse oxidativo e a inflamação no organismo, e esses fatores estão associados ao surgimento desse tipo de doença. 

 

Alimentos ricos em vitamina E 

 

Por ser lipossolúvel, a vitamina E é encontrada especialmente em óleos e gorduras. As principais fontes dela são: 

  • Vegetais verde-escuros (espinafre, couve, rúcula, agrião);
  • Semente oleaginosas;
  • Óleos vegetais; 
  • Gérmen de trigo.
  • A vitamina E também está presente em alguns alimentos de origem animal, como fígado e ovo. 


Como saber se há necessidade de tomar vitamina E


Toda a suplementação deve ser feita — apenas — sob orientação médica. 

No caso de vitamina E, bebês prematuros e doenças que provocam má absorção de gorduras (como insuficiência pancreática ou doença de Crohn) podem provocar o problema.


Sintomas de excesso de vitamina E

Casos de superdosagem não são comuns, mas podem acontecer. 

Os principais sintomas são: 

  • Náuseas; 
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga
  • Alterações na coagulação sanguínea; 
  • Palpitações; 
  • Diarreia; 
  • Flatulência. 


Procure assistência de um profissional


Antes de qualquer medida a ser tomada, o melhor caminho a se tomar é procurar um profissional que solicite exames de sangue para checar se há necessidade de suplementação de vitamina  e/ou uma alimentação rica em vitamina E. 

Procure o seu médico, posto de referência ou nutricionista, e cuide da sua saúde.

Até breve! 

 

Fontes: 
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/03/01/vitamina-e-previne-rugas-e-ate-cancer-saiba-mais-sobre-o-nutriente.htm#:~:text=Para%20que%20serve%20a%20vitamina,doen%C3%A7as%20como%20c%C3%A2ncer%20e%20Alzheimer.


Deixe seu comentário